quarta-feira, junho 04, 2008

A Conspiração Aquariana

Nossa como o tempo passa rápido! Desde Fevereiro de 2006 não escrevo nesse blog. Tentarei deixar um post por mês pelo menos. Isso não significa que as leituras pararam. Pelo contrário, ficaram até mais ecléticas.
Sobre o livro que acabo de terminar gostaria de começar pela autora. Marilyn Ferguson é uma escritora e jornalista americana nascida em 1938. Em 1975 fundou a publicação Brain/Mind Bulletin com assinantes em 52 países e com isso angariou uma série de contatos. Seria esse boletim um precursor dos nossos atuais blogs? Talvez...
Se você procurar nas diversas livrarias vai encontrar na maioria delas (especialmente no Brasil), o livro catalogado como "Esoterismo". O livro tem suas partes de esoterismo, passando por "auto-ajuda", porém na minha opinião não deveria ser classificado assim. Talvez seja por uma infeliz compreensão do título, o qual é explicado logo nas primeiras páginas: conspirar vem de "respirar junto" e aquariana traz a idéia da natureza benevolente. O movimento intitulado Conspiração Aquariana seria de um grupo de pessoas inconformadas com a realidade que lançavam novos paradigmas para os anos 80 em varias frentes: mulher, aprendizado, política, saúde, medicina, e educação. Ferguson traz vários comparativos entre o novo e o antigo modelo. As idéias do livro tem como base uma pesquisa feita com 200 pessoas, muitas obtidas através do próprio boletim; um número sem relevância científica considerando o escopo que o texto se propõe a abranger. Contudo, alguns conceitos e idéias são interessantes. Principalmente os relacionados com transformação. Além disso, como o livro foi lançado em 1980 os dados estão obviamente desatualizados e as teorias mais recentes não estão na obra.
Para mim, alguns trechos não foram de leitura fácil, principalmente porque estava interessado em refletir sobre as mudanças e verificar que várias delas realmente aconteceram e estão no nosso cotidiano.

Ficha da obra

Editora: Record
ISBN: 85-0102-0001
Ano: 1980
Edição: 5
Número de páginas: 411
Acabamento: Brochura

Quer comprar o livro? Clique aqui para fazer uma cotação

2 comentários:

ricardo lovatto blattes disse...

Excelente livro, que junto com o 'Cabeça Bem Feita' de Edgar Morin e 'O Príncipe' de Maquiavel, me fizeram entender um pouco melhor de como funciona o mundo!
Abração

Capitanio disse...

Olá Blattes!

Obrigado pela visita! É realmente um livro que traz idéias para a reflexão. Ainda não li os outros. Vou colocar aqui na lista.
Abraços.